quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Dias das Comadres

Em Fermontelos comemora-se o dia das comadres.
Foi mais ou menos assim que uma notícia, sobre a minha aldeia, saiu no jornal «Gazeta da Beira».
Eu estava lá no baile dos comadres, quando dois jornalistas tiraram fotografias e falaram com a minha tia Elisa (uma das organizadoras da festa), pois queriam saber o que era isso de na quinta-feira anterior ao domingo magro ser dia de comadres.
Se calhar muitos de vocês também não sabem, mas as comadres são todas as mulheres e os compadres são todos os homens.
Claro que não vou contar a história desta festa que se comemora todos os anos na minha terra, pois para ficaram a sabê-la leiam o citado jornal ou não faltem ao baile das comadres de 2014.
Durante o serão há, sempre, baile e comida de graça para todos.
Eiiiiii... já estou a fazer, publicidade, mas eu também sou menina, serei rapariga e mulher, logo sou comadre.


Iara Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário