segunda-feira, novembro 18, 2013

O magusto da minha aldeia

     No domingo, dia 10 de novembro, houve um magusto em Fermontelos. Foi realizado pela associação de solidariedade social no lugar da “Lage do Velho”.
      Estavam muitas crianças, jovens e adultos. Os meus amigos saltaram a fogueira, mas eu não saltei, porque tinha medo.
        Os adultos também fizeram jogos. Jogaram à macaca, à malha e saltaram à corda. Eu, os meus colegas e os adultos dançamos às modas secas. Eram cantigas muito antigas dançadas sem o toque de instrumentos musicais.
      Na fogueira assavam-se castanhas e algumas rebentaram. As pessoas para comerem castanhas tiveram de as descascar e ficaram com as mãos pretas.
      Os magustos costumam ser feitos no dia 11 que é dia de S. Martinho, mas na minha aldeia comemorou-se no dia 10 porque era domingo e no dia 11 tinham de ir para os empregos.
 Iara Paiva Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário